Você quer ter mais resultados em seus envios? Conheça seus contatos!

Vejo diariamente muitas empresas fazendo seus envios tentando obter a atenção de seus contatos e, às vezes, fazem diversos envios em um mesmo dia e não obtêm o resultado esperado. Será que elas estão fazendo da forma certa?

No e-mail marketing, assim como em qualquer outro meio de comunicação, o foco é sempre o cliente, neste caso, o destinatário. Tendo isso em mente, é muito óbvio que para obter a atenção dele é conhecendo seus desejos, seus interesses, seus costumes. Diferente de muitos outros meios de comunicação, como Outdoors, por exemplo, é possível conhecer o perfil de seus contatos. Para isso existem diversas formas, abaixo cito algumas:

Enquetes e formulários de pesquisa
De forma simples e objetiva você pode fazer pesquisas sobre interesse de seus contatos. Crie enquetes, formulários de pesquisa e deixe seus contatos lhe dizerem o que eles esperam de sua empresa e de seus envios.

Histórico do contato
Todas as ferramentas de e-mail marketing, descentes, te dão relatórios com muitas, mas muitas informações sobre seus contatos, inclusive, de onde ele acessou. Então, se você faz seus envios com uma dessas ferramentas, acompanhe cada contato e veja com quais mensagens, assuntos, temas eles mais interagem.

Segmentação de cadastro
Quando inserir um formulário de contato em seus sites, insira campos para segmentar seus contatos. Dê a ele a opção de escolher qual temas ele deseja receber informações e promoções. Dessa forma seus envios serão mais assertivos.

Siga seus contatos
Não estou falando para sair atrás deles na rua não. Hoje, com o sucesso das redes sociais, como, Orkut, Facebook, Twitter, etc., etc., etc., fica muito fácil você conhecer o perfil de seus contatos. Se sua empresa tem uma conta no Twitter, siga quem está te seguindo e não apenas deixe ser seguido. Isso é importante, pois você pode encontrar oportunidades de vendas ou indicações através dos desejos de seus contatos.

Eu citei algumas opções de como você conhecer seus contatos, com certeza existem várias outras. Então, mãos a obra, pois o e-mail marketing também necessita de trabalho e muita atenção!

Tem dúvidas? Faça sua pergunta através deste link FormSpring.

Também não deixe de comentar e enriquecer mais esta postagem, pois o conhecimento só tem valor se compartilhado.

Abraços e até a próxima!

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Ademir Diniz

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing www.EmailMarketing.eti.br

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