Otimize seus templates de email marketing baseado no perfil de seus contatos

Muitas empresas/pessoas deixam de ter melhores resultados com email marketing por não pensar na hora de preparar suas campanhas.

Além do baixo custo, o maior diferencial das campanhas de email marketing são seus relatórios precisos sobre o perfil de seus contatos/prospects e de como eles agem, mas a grande maioria das empresas que fazem uso do email como ferramenta de marketing não exploram essas informações e acabam deixando de obter os melhores resultados.

Um dos pontos importantes do email marketing é a mensagem e além do conteúdo, que é imprescindível ser de qualidade, o como você apresenta ele também é de extrema importância para aumentar suas conversões.

Muitas empresas criam o template de suas mensagens baseado-se no que acreditam ser o melhor para seu público, mas deixam de ver o que realmente seu público prefere.

A menos que sua empresa seja de cosméticos ou futebol e seu público seja extremamente específico, é importante ter modelos de mensagens e abordagens diferentes para cada perfil de sua lista de contatos, como, uma mensagem mais feminina para as mulheres e mais masculina para os homens de sua lista.

Além do design, cores e diagramação do conteúdo da sua mensagem, a forma de abordagem também deve ser diferente. Mulheres são mais emotivas e uma abordagem mais amigável pode trazer melhores resultados e o homem tende a ser mais objetivo e uma mensagem com uma abordagem mais direta tende a ser mais efetiva.

A idade também é uma informação que te ajuda a segmentar melhor seu público e irá ampliar seus resultados, por exemplo: Uma mulher de 40 anos tem necessidades diferentes de mulheres de 20 anos, certo? Segmente seu público e crie abordagens focadas nestes públicos.

Nas outras mídias você vê diariamente as empresas criando abordagens segmentadas para seus públicos, diferente de antigamente, que era muito genérico. A Avon por conhecer seu público, tem uma abordagem delicada e trabalha os sentimentos femininos. Da mesma forma é a Volkswagen que trabalha a emoção masculina para vender seus carros. Tenha esse mesmo pensamento em suas campanhas de e-mail marketing, segmente seus contatos e crie campanhas direcionadas para cada perfil. Terá melhores resultados se acertar o que cada público busca.

Mas antes de criar algo e acreditar que aquilo é o melhor para seus contatos, teste! Faça teste A/B constantemente e faça algo com a certeza de resultados.

Abraço e até a próxima.

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Ademir Diniz

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing www.EmailMarketing.eti.br

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