O que é spam e por que não praticar?

O que é spam e por que não praticar?Spam é o envio em massa de mensagens comerciais para destinatários que não solicitaram previamente o seu recebimento.

Resumindo: Não enviar e-mail sem autorização do destinatário!

Não se deve praticar spam, primeiro, porque vai contra o uso sensato do e-mail como ferramenta de marketing, depois porque vai contra a privacidade do contato, mas se você não se importa muito com isso, vou te dar motivos melhores, ok?

Hoje existem empresas que criaram e mantém blacklists (listas negras) onde estão armazenadas reclamações de prática de spam e registros de quais empresas praticam ou praticaram spam sem se importar com os conceitos acima citados.

Essas blacklists são distribuídas na internet, muitas, gratuitamente onde os servidores de e-mail, como por exemplo, Hotmail, sincronizam com seus filtros Anti Spam e na hora do envio verificam se o servidor de origem da mensagem esteja listado nessa blacklist e se positivo o envio é rejeitado.

Em muitas blacklists é possível retirar o registro da reclamação, mas como existem milhares de blacklists e cada uma tem um processo diferente para retirada da reclamação, além que em muitas delas, será necessário provar que o envio não era spam e para isso será necessário o registro opt in ou o responsável pela reclamação retirar a reclamação. Já pensou no trabalho? E se você não tem o Opt In ou o contato que quiser retirar a reclamação? Fica o registro e seus envios serão rejeitados por diversas empresas.

Além da rejeição de seus envios, serviços como Servidor de e-mail e Hospedagem, pode ser retirado do ar por conta de reclamações de spam. É meu querido, pode ficar ainda pior. Já pensou sua loja virtual fora do ar por um dia que seja? Como é possível?

Por exemplo, a SpamCop é uma das empresas onde se pode fazer uma reclamação de prática de spam. Quando o contato faz a reclamação a SpamCop cria um registro da reclamação e envia a mesma para o servidor de origem da mensagem (seu servidor de e-mail) e se a prática de spam for contra as políticas e condições de uso de seu servidor de e-mail, isso pode fazer com que serviços sejam suspensos e até mesmo sua conta cancelada. Já pensou no impacto negativo para seu financeiro? Ficar uma semana se faturar? Complicado!

Quer saber como retirar uma reclamação ou um registro em blacklist?

Para isso, é necessário descobrir onde ela está registrada e aí é onde entra o problema. Como disse acima, existem milhares de blacklists e seu IP/Domínio pode estar registrado em diversas.
Bom, existem ferramentas que verificam essas blacklists, algumas pagas e outras gratuitas. Abaixo segue algumas delas:

http://www.ipok.com.br/
http://multirbl.valli.org/
http://www.rblmon.com/

Essa ultima é um serviço de monitoramente pago, mas muito bom. Ele verifica constantemente se seu IP está registrado em alguma blacklist e envia um alerta por e-mail com o resultado.

Certo, depois de descobrir onde seu IP está bloqueado, deve entrar no site da blacklist e seguir os passos para retirada do registro. Um por um e isso pode demorar dias e demandar muito tempo, pois em muitos tem formulários extensos para preenchimento.

Bom, é isso. Se tiver dúvidas, deixe seu comentário abaixo.

E lembre-se: NÃO PRATIQUE SPAM

Abraço e até a próxima!

Avalie este artigo:
ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Faça como os 12,610 leitores. Cadastre-se grátis!

Gostou? Compartilhe:

Ademir Diniz

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing www.EmailMarketing.eti.br

Deixe seu comentário!