O que é Opt Out e qual é a sua importância?

 que é Opt Out e qual é a sua importância?Opt Out é o pedido de cancelamento do cadastro do contato. É quando o contato opta por não receber mais suas mensagens e pede para cancelar todos os envios para seu endereço de e-mail.

Nas ferramentas atuais essa opção é padrão e vai em todas as mensagens. Se não vai, deveria!

Bom, se você não usa uma dessas ferramentas profissionais para envio fica mais difícil o gerenciamento dos Opt Out, pois todo o processo deve ser feito manualmente.

Um sistema de Opt Out bom deve ser rápido e fácil, pois da mesma forma que o contato entrou na sua empresa, deseja sair. De nada adianta você colocar um formulário de cadastro em seu site e não dar a opção para o contato cancelar o cadastro dele.

Ter um sistema de Opt Out bom é importante por diversos motivos, um deles, é a satisfação do contato. Se for fácil pra ele entrar e sair de sua empresa e ele, um dia, precisar voltar a sua empresa, ele voltará sem receios. Se for difícil, ele lembrará e muito provavelmente não voltará.

Outro motivo é o risco de ter reclamações. Se o contato não conseguir fazer o Opt Out da forma esperada, ele se sentirá no direito de reclamar e dependendo da reclamação, você terá mais trabalho para tirar a mancha deixada no nome de sua empresa do que criar um bom sistema para gerenciar um Opt Out.

Todos os dias eu recebo diversas mensagens sem opção de Opt Out e as que têm essa opção, é de forma precária.

Por exemplo, recebo mensagens em listas, como, “contato@ademirdiniz.com.br” e as mensagens destinadas as este endereço, são direcionadas para meu e-mail “ademirdiniz@ademirdiniz.com.br”, mas o sistema de Opt Out disponível pede pra eu inserir o e-mail de destinatário para cancelar o cadastro. Até aí tudo bem. O problema está quando a pessoa manda a mensagem com o destinatário oculto. Como vou saber para qual endereço de e-mail foi enviado? Em minha empresa existem diversas listas, ela pode ter sido enviada para qualquer uma delas.

Se você envia mensagens utilizando este sistema de Opt Out e oculta o destinatário, pare e repense, pois é muito chato isso!

Bom, a pior opção é quando não tem a opção. Quando a mensagem é enviada sem forma de fazer o Opt Out e o e-mail de remetente é um e-mail que não existe ou é um naoresponda@qualquercoisa.com.br. Nesse caso, o contato não tem opção para solicitar o Opt Out e acaba fazendo uma reclamação de spam para SpamCop ou qualquer órgão competente.

A melhor opção é a que facilite o Opt Out para o contato. Pense nisso!

Dúvidas? Deixe seu comentário abaixo.

Abraço e até a próxima!

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Ademir Diniz

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing www.EmailMarketing.eti.br

17 Comentários

  1. Anonimo disse:

    Tem como usar a mensagem do opt-out no Windows Live Mail?

  2. alfredo santos disse:

    queria saber como fazer isto pois sou candidato a vereador e queria usar este serviço ao meu e-mail

  3. Karina Rebouças disse:

    E quando se trata de SMS é importante trabalhar com uma empresa que esteja integrada ao PROCON, como a Vexx.

  4. gulherme disse:

    Obs: na minha mensagem existem apenas 3 palavras e em seguida o anexo de apresentação da empresa ou do material.

    • Ademir Diniz disse:

      A forma que você está fazendo seus envios está totalmente errada. Primeiro, você coleta e-mails, ou seja, envia mensagens para que não solicitou, segundo, no meio devem existir muitos e-mails inválidos o que fará ter muitas rejeições por prática de spam, pois muitos servidores tem a seguinte política de spam. “Se em uma mesma conexão muitos e-mails forem inválidos, a conexão é rejeitada e as mensagens descartadas”. Muitas vezes não se dá um motivo, apenas rejeita a conexão e em outros casos é retornada por se considerado spam o envio.

      Abaixo segue um post que falo sobre as leis que se aplicam a prática de spam. Tome cuidado!
      http://www.ademirdiniz.com.br/2011/08/leis-contra-quem-pratica-spam-ou-vendem-listas-de-contatos-mailings.html

      Bom, sobre as rejeições, muito provavelmente é por conta da pouca quantidade de texto e a quantidade de e-mails de uma mesma conexão. Se você não estiver utilizando um servidor configurado corretamente, que respeite a quantidade de e-mails por período e quantidade de conexões do mesmo IP, etc. Envie em menores quantidades, por exemplo, de 50 e-mails a cada cinco minutos. Dessa forma, os riscos são reduzidos e se perder envios, perderá pouco. Também, tente não anexar arquivos ao e-mail, se quiser enviar um arquivo, hospede esse arquivo em algum lugar e envie o link para download do arquivo.

      Dessa forma, seus envios terão mais aceitações, mas poderá continuar sem resultado, já que os contatos não são Opt in, ou seja, eles não demonstraram interesse em seu conteúdo.

      Qualquer coisa, me procura.

      Abraço e cuidado, pois spam é crime!

  5. gulherme disse:

    ok!!!
    eu uso um extrator de e-mail para extrair email da internet!!

    depois eu uso um validador de e-mail que classificará esses e-mail em “VALIDOS” “TALVEZ VALIDOS” e INVALIDOS, eu exporto esses e-mail para um arquivo .txt

    Importo no meu e-mail marketing, monto o projeto, a mensagem e logo envio os e-mail, alguns retornam para a caixa de entrada do meu gmail dizendo que foram rejeitados!!!

  6. Ademir Diniz disse:

    Não necessariamente. Se sua mensagem foi rejeitada como spam pelo servidor em um determinado momento, não quer dizer que ela sempre vai ser rejeitada, pois geralmente são gerados bloqueios temporários. Agora se o destinatário classificou sua mensagem como spam, ela sempre será filtrada como spam, mas aí é uma outra coisa e você não consegue saber, a menos que o contato te diga que classificou sua mensagem como spam.

    Você deve estar se referindo a rejeições, certo? Ou seja, o servidor rejeitou sua mensagem, pois acredita que é spam. Se em seu envio tiver algum domínio ou IP que esteja em blacklist, provavelmente sua mensagem será rejeitada sempre, até que você encontre a blacklits e solicite a retirada de seu IP/Domínio da mesma.

    Me explique exatamente como faz seus envios que eu consigo te dar uma resposta mais completa, pois existem diversas formas de uma mensagem ser classificada como spam.

    Abraço

  7. gulherme disse:

    como eu mandei mensagens que foram acusadas como spam, isso quer dizer que qualquer outra mensagem minha para tal endereço será indicada como spam tambem?

  8. gulherme disse:

    Muito obrigado!!!
    limparei minha lista !!

  9. gulherme disse:

    comprei um e-mail marketing, mas 60% das mensagens voltam dizendo que foram detectadas como spam.
    eu uso o gmail! como configuro um opt-out de maneira facil?
    ha outra dica para que minhas mensagens nao sejam detectadas como spam?

    Obrigado pela atenção!!

    • Ademir Diniz disse:

      Boa tarde Guilherme,

      O motivo pode ser diverso. Os e-mails serem rejeitados por spam, significa que seu envio está indo contra a política de spam do servidor de destino e isso pode ser problema com e-mail de remetente, com o servidor de origem da mensagem ou com o conteúdo de sua mensagem, como, links com vírus ou de sites que já tiveram problemas com spam. Além disso, se a lista for muito desatualizada, ou seja, com muitos e-mails inválidos, por exemplo, a conexão pode ser rejeitada pelo servidor de destino. É importante analisar as características do envio para poder te dar um parecer mais exato sobre o possível motivo das rejeições.

      O Opt-out é um sistema de descadastramento. Você precisa colocar uma opção eficaz para o contato cancelar o cadastro dele. As ferramentas de e-mail marketing profissionais já tem esse sistema, além de outras ferramentas, como manter sua lista atualizada inativando contatos inexistentes, etc.
      O que você pode fazer é colocar em seu website um formulário onde o contato digita o endereço de e-mail que deseja cancelar o envio e envia as informações para você, mas como não é automatizado, você precisa gerenciar sua lista, ou seja, excluir dos envios os contatos que pediram para não receber mais as mensagens. É trabalhoso, mas é importante para sua empresa.

      Espero ter sanado suas dúvidas, mas se tiver mais, estou a disposição.

      Abraço

  10. Ademir Diniz disse:

    O opt out é uma forma para o contato fazer o cancelamento dos envios para seu e-mail.
    O que você pode fazer é colocar um aviso no final do e-mail, como o abaixo:

    Se não desejar receber mais nossos e-mails, responda esta mensagem com o assunto Remover e acrescente na conversa qual e-mail deseja remover de nosso cadastro.

    Dessa forma, você deve ficar atento e sempre remover os e-mails de sua lista de contato e sempre que atualizar sua lista, deve remover esses e-mails para que não envie mensagens para quem já pediu.

    A melhor solução seria você usar um sistema para envio que tenha essa opção e faça o tratamento dessas, assim não precisará se preocupar com isso.

    Abraço e qualquer coisa, deixe o comentário!

  11. Anonymous disse:

    Como configurar o OPT-OUT no hotmail

    Grato pela atenção

  12. Anonymous disse:

    Muito bom, não adianta nada segurar contato que não quer ficar, só gera problema. Valeu pelas informações!

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