Leis contra quem pratica spam ou vende listas de contatos (mailings)

Se você está praticando spam ou vendendo listas de contatos fique esperto, pois existem leis contra essas práticas e você pode ser punido por isso até mesmo com prisão.

Cito aqui elas. Leia com atenção, pois é importante para quem pratica spam ou vende listas de contatos.

Código de Defesa do Consumidor

(Capítulo V, Seção IV, Artigo 39, Parágrafo III)
Das Práticas Abusivas

III – enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto ou fornecer qualquer serviço;
http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/91585/codigo-de-defesa-do-consumidor-lei-8078-90

(Capítulo III, Artigo 6, Parágrafo IV)
Dos Direitos Básicos do Consumidor

IV – a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;
http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/91585/codigo-de-defesa-do-consumidor-lei-8078-90

(Capítulo VII, Artigo 72)
Das Sanções Administrativas

ART. 72 – Impedir ou dificultar o acesso do consumidor às informações que sobre ele constem em cadastros, banco de dados, fichas e registros:
http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/1027028/codigo-de-defesa-do-consumidor-lei-8078-90

Constituição Federal

(Título II, Capítulo I, Artigo 5º, Inciso X)
Dos direitos e deveres individuais e coletivos

X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/CON1988_13.07.2010/art_5_.shtm

Código Penal – Decreto Lei 2848/40

(Artigo 153)

Divulgar alguém, sem justa causa, conteúdo de documento particular ou de correspondência confidencial, de que é destinatário ou detentor, e cuja divulgação possa produzir dano a outrem
http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/anotada/2337791/art-153-do-codigo-penal-decreto-lei-2848-40

Abraço e até a próxima!

Avalie este artigo:
Leis contra quem pratica spam ou vende listas de contatos (mailings)
ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Faça como os 12,682 leitores. Cadastre-se grátis!

Gostou? Compartilhe:

Ademir Diniz

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing www.EmailMarketing.eti.br

6 Comentários

  1. Jean Rocha disse:

    A raiz de todos os males é a venda ilegal das listas de email. Tb inclui aqueles infelizes contato em nossa lista de email que acreditam em qualquer email que recebem e repassam para todos os contato inclusive a lista de contato!!

    • Ademir Diniz disse:

      Realmente as empresas que compram listas são as maiores causadoras de problemas de bloqueios e que forçam medidas drásticas. Eles vendem os contatos, nossos cadastros, para todo e qualquer tipo de empresa, sem se importar nem mesmo com o segmento. Quem perde com isso é o contato (nós destinatários).

      Enquanto não temos leis focadas nisso, essas servem para forçar que essas empresas repensem suas atitudes.

      Obrigado pelo comentário Jean.

      Abraço

  2. Júnior disse:

    Sei lá…
    Bom, antes quero lembrar que meus comentários são sempre polêmicos, mas fazer o que né, falo rasgado mesmo, doa a quem doer!
    Acho que o difícil mesmo é saber o que é SPAM e o que é e-mail marketing ( de verdade ). Por mais que se explique isso, é difícil entender. Vou citar um exemplo: Se você tem uma pequena empresa, ou é um profissional liberal, certamente não tem $$$ para ficar aparecendo toda hora na televisão em horário nobre. Vai optar, lógico, por meios de publicidade mais baratos. Aí pensa no e-mail marketing, mas não pode porque pode ser visto como SPAM. Só pode enviar se o e-mail for solicitado, mas ora bolas, eu pelo menos, não solicito para ficar assistindo propaganda de fábrica de placas, funerárias, revenda de tintas, pneus e outros quando estou assistindo meu programa favorito na TV. E nem por isso há uma repressão tão grande como no caso das publicidades on-line. Acho que se a propaganda tem um layout interessante, com todas as informações de identificação da loja e link para remoção do e-mail, além de conteúdo idôneo. Não vejo problema nenhum. Inclusive, podem enviar seus e-mails marketing para mim. Não tenho esse fantasma comigo e não vou junto com a massa. Spam para mim são aquelas palhaçadas de “recadastre sua conta bancária”, Faça parte dessa corrente”, ” você ganhou isso, você ganhou aquilo…” enfim, Para mim, é mais uma lei para sufocar os pequenos, os grandes ( não todos ) não respeitam, fica tudo por isso mesmo, pronto e acabou.

    • diego souza disse:

      Gostei de suas palavras e concordo com você. Se a campanha tiver bem projetada e com opção de retirar o email do cadastro não vejo nenhum problema, basta a pessoa retirar o email do cadastro, apenas clicando num link, como se fosse mudar de canal na TV.

    • Ademir Diniz disse:

      Olá Júnio, concordo com você. A publicidade não solicitada está em todos os meios de comunicação, só que em alguns casos esse meio de propaganda não solicitada atrapalha mais do que em outros. Vamos pegar o exemplo da TV. Se não deseja ver uma propaganda, você muda de canal, no rádio a mesma coisa. Muda de estação. No caso do e-mail, isso é diferente, primeiro que o servidor de destino paga para receber uma mensagem, o usuário paga para baixá-la, consome espaço no servidor de e-mail, consume tráfego na banda e muitas vezes a mensagem enviada não interessa ao usuário e ele precisa filtrar isso manualmente. Se fosse uma ou duas mensagens enviadas, até aí tudo bem. O problema é que são milhares e milhares de spams enviados todos os dias. Isso atrapalha o bom funcionamento da internet e reduz o rendimento dos funcionários de todas as empresas que usam e-mail.

      O Spam é ruim. E-mail marketing não e são coisas diferentes.

      Enviar e-mail marketing só para contatos que demonstram interesse em sua empresa, produto ou serviço.j Isso é e-mail marketing!

      Abraço e ótimo dia Júnior. Obrigado por compartilhar sua opinião.

Deixe seu comentário!

APM-001 Certification E20-495 IT-Exam data is not accessible for any other party without your consent. We keep a track record of your personal information and 500-801 Certification 00M-643 PDF GREM Exam PDF HP0-236 Certification 1Z1-053 PDF LOT-442 PDF 000-867 PDF MB5-504 Exam PDF 700-281 Exam PDF P_FINACC_64 Dumps top management of the organization they are currently working for. This Genesys Study Tools are available in PDF format which allows HP0-J66 Exam 000-596 Exam 156-915.65 PDF 1Y0-201 VCE I39-KPM passing other exams or through experience. This is possible only if you worked before with tools and are familiar with the environment. Otherwise you will need to take it from ground zero.The Exam 090-602 C9560-568 IT-Exam technical improvements. Provides you ease in implementation of technical expertise and concepts by C_FSUTIL_60 Study Guide by broadening your horizon and giving you the opportunity to look beyond your ordinary vision. 000-821 IT-Exam ITIL-F PDF C2010-595 Exam M30-400 Exam 650-667 Exam PDF knowledge of their certification course, allowing them to perform 100% in their exam. Our Genesys 1T6-313 Exam HP0-509 IT-Exam 510-306 IT-Exam MB4-217 Certification 640-822PT Exam PDF 000-M86 VCE 050-894 Exam BAS-010 MB5-625 000-M98 PDF C_GRCAC_10 Study Guide providing a singular advantage of passing the exam but the true advantage is to mingle P4070-005 Study Guide learning perspective based on case studies and scenario based learning that improves you familiarity with actual exam context. exam kit includes up to date exam questions 1Y0-913 Exam PDF STI-804 HP5-E01D Exam PDF CX-310-092 VCE