E-mail marketing + Google Analytics: Saiba como fazer essa integração e obter mais relatórios

De forma fácil e rápida você pode integrar suas campanhas de e-mail marketing com sua conta do Google Analytics e obter muito mais informações sobre seus envios, como, página de destino dos contatos e até quantidade de conversões por e-mail marketing.

Para isso é necessário usar o Google Analytics em seu site, claro, e de uma outra ferramenta da Google chamada URL Builder.

Bom, vamos ao que interessa.

Como funciona?

Você cria sua campanha de e-mail marketing, como sempre faz, mas nos links que apontam para seu site serão inseridos alguns parâmetros para capturar a origem de acesso ao seu site. Os acessos que vierem através dos links de sua peça aparecerão nas campanhas em sua conta do Google Analytics. Verá um exemplo no final do post.

Como faço a integração?

Acesse o site do URL Builder e preencha os campos conforme no exemplo abaixo e clique em Gerar URL:

O conteúdo do campo “Nome da campanha” é o que vai aparecer em sua conta do Google Analytics. Aconselho usar o assunto de sua mensagem, assim conseguirá saber qual envio te deu mais resultado, por exemplo.

Google Analytics - URL Builder

Exemplo de preenchimento do URL Builder

Feito isso, copie a URL que foi gerada e insira ele em sua peça d e-mail.
Todos as visitas ao seu site que vierem de suas campanhas de e-mails serão identificadas pelo Nome da campanha.

Como vejo o resultado?

Acesse sua conta do Google Analytics, no menu lateral, clique em Origens de tráfego, depois em Campanhas. Como na imagem abaixo:

Menu de Campanhas no Google Analytics

Menu de Campanhas do Google Analytics

Ao clicar, aparecerá o relatório com todas as campanhas já criadas e as visitas que cada uma gerou. Veja abaixo:

Campanhas no Google Analytics

Relatório de campanhas do Google Analytics

Simples assim, viu?

A partir daí você tem um mundo de informações sobre as visitas originadas de suas campanhas de e-mail marketing.

É isso aí pessoal. Se tiverem dúvidas, deixem um comentário!

Abraços e até a próxima!

Avalie este artigo:
E-mail marketing + Google Analytics: Saiba como fazer essa integração e obter mais relatórios
5 (100%) 3 votos
ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Faça como os 12,610 leitores. Cadastre-se grátis!

Gostou? Compartilhe:

Ademir Diniz

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing www.EmailMarketing.eti.br

7 Comentários

  1. Vitor Rosa disse:

    como faço se na minha peça de email mkt tiver varios links com destino diferentes, como em email mkt de ecommerce?

    • Ademir Diniz disse:

      Olá, Vitor.

      Caso sua mensagem seja apenas uma imagem, você pode dividi-la em pedaços e inserir um link em cada pedaço.
      Também pode mapear a imagem. Para isso, você pode usar diversos programas, inclusive, na internet existem diversos sites que fazem isso, veja alguns:

      http://www.image-maps.com/
      http://www.maschek.hu/imagemap/imgmap

      Mas o ideal mesmo é que sua mensagem seja criada em HTML, composta por textos, imagens, links, etc.

      Mensagens compostas apenas por imagens possuem maiores chances de caírem na caixa de spam dos e-mails.

      Caso queira, você pode baixar os templates gratuitos do blog: http://www.emailmarketing.eti.br/templates/

      Caso tenha dúvidas, estou à disposição.

      Abraços e sucesso em suas campanhas

      • Ailton disse:

        Olá,

        Ótimo tutorial, mas com a url gerada onde coloco ela no html do meu e-mail? Pois se copio e colo, aparece o link no conteúdo do meu e-mail marketing. Tem algum código html que insiro essa url onde ele fique oculto na mensagem que vai para o cliente?

        Obrigado, e parabéns pelo site!

        Ailton.

        • Ademir Diniz disse:

          Olá, Ailton.

          Fico feliz que tenha gostado.

          Você precisa inserir em uma tag de link Clique aqui. Isso é feito no código HTML da mensagem.

          Você pode usar um editor de mensagem para fazer isso também. Se for no Gmail, por exemplo, você pode selecionar um texto e clicar no ícone Inserir link e colocar este endereço como link.

          Se tiver dúvidas, estou à disposição.

          Abraço e boa sorte!

          • Antonio disse:

            Ótimo tutorial, Ademir não consigo visualizar o resultado, por algum motivo o google analytics não esta abrindo no meu note, então baixei o app no meu celular, qual o passo a passo para visualizar a campanha no App? obrigado muito bom o seu site!!!

          • Ademir Diniz disse:

            Olá, Antonio.

            Agradeço o elogio e fico feliz em saber que tenha gostado do blog.

            No aplicativo para celular do Google Analytics não existe, ainda, o menu de campanhas, mas você pode visualizar os acessos que o site recebeu em:

            1. Aquisição
            2. Todo o tráfego

            Neste relatório terá a opção de filtrar por Origem, Origem/Midia, Palavra-chave e outras opções. Se escolher a opção Palavra-chave terá acesso ao relatório de campanhas que geraram visitas ao seu site.

            Espero ter-lhe ajudado.

            Abraço e sucesso!

Deixe seu comentário!