Diminuindo o risco de suas mensagens serem classificadas como spam

Você sabe como funcionam os filtros anti-spam?

Os filtros anti spam analisam todo o conteúdo de sua mensagem, como: texto, imagens, links, formatação e assunto. Além dos dados de remetente, como: nome e e-mail. Portanto vamos por parte.

Primeiro são os dados de remetente:

1. O e-mail do remetente deve ser o mais genérico possível, por exemplo, ao invés de utilizar e-mails como, comercial@dominio.com, marketing@dominio.com, mkt@dominio.com tente utilizar algo como info@dominio.com, contato@dominio.com, etc.
2. Tente manter sempre o mesmo e-mail de remetente para os que já recebiam suas mensagens continuem sem precisar configurar o mesmo.
3. Se possível peça para que seus contatos adicionem o e-mail que escolheu como remetente de suas mensagens em sua lista de contatos, catálogo de endereços ou nas listas de remetentes confiáveis, assim os filtros do programa de e-mail não irá bloquear o conteúdo de suas mensagens.

Assunto da mensagem:

4. Não utilize frases no imperativo, como, ‘não perca tempo!’, ‘compre já!’, etc.. Também não utilizar exclamação (!).
5. Também se o procure criar o assunto e/ou mensagem no idioma da maioria de seus contatos, por exemplo, se sua mensagem é para um público brasileiro, crie o assunto em português.
6. Não crie o assunto ou palavras em maiúsculo, como exemplo, ‘Não perca essa OPORTUNIDADE!’.

Mensagem (conteúdo):

Nesse passo é importante pensar em uma mensagem de um spammer e fazer o contrário. Exemplo: Um spammer quer chamar atenção e para isso ele cria as mensagens coloridas, com fontes grandes, cores fortes e marcantes, frases no imperativo, muitos links, etc., em sua mensagem faça o contrário.

7. Não use caracteres especiais ou acentuação (!, ?, *, #, etc.) em demasia, como por exemplo, ‘Promoção!!!’ ‘Imperdível!!’
8. Não utilizar frases no imperativo em excesso, como nos exemplos acima.
9. Não criar suas mensagens com formatações distintas em excesso, como, uma frase em vermelho, outra em verde, outra em laranja e assim pro diante.
10. Não colocar frases com fontes muito grandes ou muito pequenas, procure utilizar o padrão, como x-small, small e medium.
11. Procure utilizar o mínimo possível as palavras-chaves, como, clique aqui, cancelar, dinheiro fácil, acesse, remover, spam, porn, Viagra, Levitra, Cialis, totalmente grátis, sex, compre já, imperdível, pois são palavras conhecidas pelos filtros anti-spam por seguirem nas mensagens de spammers.
12. Também não utilizar as palavras acima como nome de imagens, links e anexos.
13. Envie mensagens com anexos somente se for realmente necessário.
14. Não separar os caracteres de uma palavra com espaços, como por exemplo, I N F O R M A T I V O.
15. Não colocar palavras totalmente em maiúsculo.
16. Procure não enviar somente uma imagem, insira também texto em sua mensagem e se a imagem for grande, tente dividir ela em imagens menores.
17. Não utilize ferramentas como Word para gerar suas mensagens em HTML, pois editores do tipo inserem muitas tags inúteis e dessa forma o código de sua mensagem ficará poluído.
18. Tente deixar o texto de suas mensagens mais visível possível. Procure utilizar cores que façam contraste entre o texto e o fundo de sua mensagem.

Links diversos e OPTOUT (Cancelar):

19. Se for inserir link por extenso em suas mensagens coloque sempre dessa forma http://www.dominio.com.br ao invés de www.dominio.com.br.
20. É muito importante que todas as suas mensagens, mesmo que informativas tenham o link de OptOut (link de que possibilita o destinatário cancelar o envio de novas mensagens).

Obs.: O uso das dicas acima apenas reduz o risco de que sua mensagem seja classificada como spam, pois cada programa de e-mail ou webmail pode ter seu nível de privacidade alterado e/ou configurado.

Avalie este artigo:
ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Faça como os 12,610 leitores. Cadastre-se grátis!

Gostou? Compartilhe:

Ademir Diniz

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing www.EmailMarketing.eti.br

3 Comentários

  1. João Carlos disse:

    Muito bom! Fez um resumo das principais boas práticas.

    Este blog é bem legal, continue o bom trabalho! ; )

    Um forte abraço!
    João Carlos

  2. fatima moreno disse:

    não entendi nada, simplifique para que eu possa enviar meus email

Deixe seu comentário!