Diferença entre uma mensagem rejeitada por spam e classificada como lixo eletrônico

Quando se faz um envio a mensagem passa por diversos filtros anti spam e muitas pessoas confundem o filtro anti spam de um servidor com o filtro anti spam do cliente de e-mail.

O ciclo de envio de um e-mail é simples e funciona assim: Tem o remetente (você), servidor de origem (seu servidor de e-mail), servidor de destino (servidor de e-mail do contato), webmail (exemplo: gmail) e talvez um cliente de e-mail (exemplo: Outlook). Este último pode não existir, mas se tiver é mais um filtro anti spam.

Bom, quando você envia uma mensagem para diversos contatos, o seu servidor de e-mail abre uma conexão com o servidor de destino e tenta entregar o maior número possível de mensagens que puder (isso se tiver vários destinatários do mesmo domínio, por exemplo, vários e-mails do uol.com.br). Quando esta conexão é aberta, várias confirmações são necessárias, como, o servidor está configurado corretamente, esse servidor tem reclamações de spam, o domínio é válido, o DNS reverso está configurado corretamente, etc, etc, etc. Nesse momento o servidor de destino, baseado nestas respostas e em outras, decide se aceita a mensagem ou a rejeita pelo motivo que for cabível.

Exemplo: Imagine que eu Ademir Diniz, vou enviar uma carta para você através do Sedex. No caso o Sedex é meu servidor de e-mail. Você mora em um prédio e o envelope será entregue na portaria. No caso a portaria é seu servidor de e-mail. Quando o Sedex chega no prédio ele abre um comunicação com o porteiro e ele diz algo do tipo: Tenho uma correspondência para o senhor João. Nesse momento o porteiro faz perguntas para o Sedex, como, qual é o remetente, qual é o endereço de devolução, este remetente já tem contato com o João, e por aí vai. Nesse momento o porteiro pode rejeitar a correspondência se ele achar que não é do seu interesse entende? É mais ou menos assim que funcionam os filtros anti spam no servidor.

Se o envio estiver em desacordo com um ou mais das políticas (perguntas) do servidor de destino a mensagem será rejeitada. Isso é uma mensagem rejeitada por spam.

Bom, passando pelo filtro anti spam do servidor a mensagem pode passar por mais dois filtros, que são os filtros de privacidade (anti spam) do webmail e do cliente de e-mail.

Vamos supor que você use tenha um e-mail do Gmail e use o Outlook para gerenciar suas mensagens.j Quando a mensagem for entregue no servidor da Google (seu servidor de e-mail) a mesma irá entregar a mensagem para o usuário, no caso, você. Nesse momento a mensagem passa por um filtro anti spam, baseado nas suas preferências. O mesmo acontece em seu cliente de e-mail, no caso, Outlook. Quando a mensagem for baixada pelo seu Outlook, ela passará pelo seu filtro anti spam, também baseado em suas preferências.

As preferências são: Este remetente é confiável, já foram trocadas mensagens com este remetente, o conteúdo da mensagem tem palavras chaves, este remetente já foi marcado como spammer pelo usuário e por aí vai também.

A mensagem pode ser classificada como spam neste ponto, mas ela não foi rejeitada pelo servidor de destino.

Ou seja, tem uma diferença enorme entre ser classificado como spam ou lixo eletrônico em alguns casos ou ser rejeitado por spam.

No caso de uma rejeição está mais ligado ao IP/Domínio de envio e a adequação do envio às políticas do servidor de destino. Já no caso de classificação como spam, está ligado ao conteúdo da mensagem e a interação entre o contato e remetente.

Se não está tendo resultados em seus envios, descubra se sua mensagem está sendo rejeitada ou classificada como spam e poderá melhorar seus envios ajustando o servidor de origem ou conteúdo da mensagem.

Se tiver dúvidas, deixa seu comentário aí!

Abraço e até a próxima.

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Ademir Diniz

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing www.EmailMarketing.eti.br

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