Como são contabilizadas as estatísticas de um email marketing?

Você sabe como sua ferramenta de email marketing contabiliza as estatísticas de suas campanhas? Nem imagina, não é mesmo?

Agora, você ficará sabendo como funciona por trás dos relatórios.

Como são contabilizadas as aberturas?

Como são contabilizadas as aberturas?

Atualmente a técnica utilizada para contabilizar as aberturas em uma campanha de email marketing é a inclusão de uma imagem pequena, geralmente de 1px por 1px em todas as mensagens.

Quando esta imagem é carregada, se inicia uma conexão com o servidor onde ela está hospedada e com isso é contabilizada uma abertura.

O processo se repete toda vez que a mensagem é aberta e assim são contabilizadas todas as aberturas do disparo.

Com esta técnica, a abertura somente é contabilizada quando o destinatário exibe as imagens da mensagem, caso contrário, por mais que ele veja o conteúdo de texto, uma abertura não é contabilizada.

Como se captura a origem das aberturas?

Como se captura a origem das aberturas?

Quando ocorre o carregamento da imagem que contabiliza a abertura, se abre uma conexão HTTP com o servidor onde ela está.

Com a conexão HTTP algumas informações são trocadas e a mais importante é o IP de conexão do usuário.

Também, informações como cidade, estado, país, nome e versão do navegador, sistema operacional, cliente de e-mail e muitas outras informações são obtidas nesta conexão.

Todas estas informações são obtidas através da conexão do usuário com o servidor onde está hospedada a imagem que contabiliza as aberturas.

Como são contabilizados os cliques?

Como são contabilizados os cliques?

A técnica para contabilizar os cliques é mais simples.

Quando você faz um envio, a ferramenta de email marketing substitui os links de sua mensagem por outros links, chamados de links de redirecionamento.

Toda vez que o destinatário clicar nele, ele será direcionado para o endereço correto e um clique será contabilizado.

O link de redirecionamento informa à um servidor que houve um clique e o processo se repete toda vez que o link foi clicado.

Como são contabilizadas as rejeições?

Como são contabilizadas as rejeições?

Existem duas formas. Uma é a leitura do log de envio e outra é a leitura de uma caixa postal.

Nestes casos, são sistemas que fazem a leitura e identificam as informações “status” e, em caso de rejeição, o “motivo”. Com estas informações é gerado um relatório.

Abaixo, explico o que é Log de envio e Leitura da caixa postal.

Log de envio

Todo envio de email gera um log e este nada mais é do que a conversa entre o servidor de origem e o de destino.

Quando um envio é rejeitado pelo servidor de destino, além do status, ele informa o motivo.  Algo como:

  • Status: Rejeitado
  • Motivo: Usuário inexistente

Veja um exemplo de log:

to=<[email protected]>, relay=dominio-com.mail.protection.outlook.com[207.46.163.138]:25], delay=7.3, delays=0.06/0/2/5.2, dsn=5.7.1, status=bounced (550 5.1.1 Recipient address rejected: User unknown in virtual mailbox table (in reply to RCPT TO command))

  • Status: bounced
  • Motivo: User unknown

Este envio, por exemplo, foi rejeitado porque o usuário não existe.

Existem três tipos de status e os motivos podem ser diversos.

O status pode ser:

  1. Sent é quando um envio foi aceito.
  2. Deferred é quando o envio não foi aceito e o servidor solicita tentar novamente depois.
  3. Bounced é quando o envio não foi aceito. Não adianta tentar novamente.

Os motivos mais comuns são:

  1. Considerado spam
  2. Usuário inexistente
  3. Caixa postal cheia

Leitura da caixa postal

Quando você envia uma mensagem do seu email pessoal para um contato inválido, você recebe como retorno uma mensagem de que o envio não pode ser entregue e o motivo. Semelhante à que segue abaixo:

This is an automatically generated Delivery Status Notification.

Delivery to the following recipients failed.

[email protected]hotmail.com

Final-Recipient: rfc822;[email protected]hotmail.com
Action: failed
Status: 5.5.0
Diagnostic-Code: smtp;550 Requested action not taken: mailbox unavailable (2038705067:3902:-2147467259)

Como pode ver, nesta mensagem podemos identificar o status e o motivo.

  • Status: Delivery to the following recipientes failed
  • Motivo: mailbox unavailable

Nos dois casos, leitura de log ou leitura de uma caixa postal, um sistema irá ler estas informações e gerar um relatório com os e-mails que foram rejeitados em seu disparo.

Pronto. Agora você sabe como as informações apresentadas em sua ferramenta de email marketing são obtidas.

Se você gostou deste post ou tem dúvidas sobre o assunto, deixe seu comentário no final dele.

Abraço e até a próxima

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Ademir Diniz

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing www.EmailMarketing.eti.br

1 Comentário

  1. andre disse:

    oi gostaria de saber se você pode me ajudar a criar um e-mail marketing para minha empresa ela e pequena e esta começando agora

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