BlackLists: Solução para uns e problemas para outros

BlackList é uma lista (negra) onde são registrados IPs/Domínios das empresas que praticam spam. A causa é nobre, mas a forma, ainda é a incorreta.

Na maioria das vezes a empresa é adicionada a uma BlackList através da denúncia de um destinatário ou por enviar e-mails para uma Spam Trap. Até aí tudo bem, pois se o destinatário fez a denúncia ou a empresa enviou e-mails para uma Spam Trap, ela está fazendo errado e já é culpada, mas as empresas que prestam serviço de envio de e-mail são prejudicadas, pois não existe, hoje, uma opção de saber quem é spammer antes do envio.

Vamos imaginar um cenário:

Você, leitor, é uma empresa de envio de e-mail. Eu vou contratar seus serviços para enviar meus e-mails (lista desconhecida, comprada, extraída, etc.) e faço o envio. No meio da minha lista havia uma Spam Trap ou um destinatário denunciou o envio como spam e os IPs/Domínios de sua empresa foram parar em uma BlackList. Como você faz para retirar este registro? Tudo bem que maioria das vezes você solicita e eles retiram o registro, mas você não resolveu o problema que é identificar qual dos seus clientes é o spammer, certo?

Os responsáveis pela BlackList não vão te informar exatamente o motivo. Você possui vários clientes. Como você vai punir o responsável sem saber quem é? Você vai bloquear todos os clientes de sua empresa? Essa não é uma opção, certo?

As BlackLists possuem uma causa nobre, mas precisam entender que hoje existem muitas empresas que prestam serviços de envio de e-mail e precisam ajudar a identificar quem é o autor da mensagem e não bloquear todos os envios de um servidor.

E isso vale até mesmo para a gigante Google. Muitas empresas usam o Google APPs. Pra quem não sabe o que é, veja esse link: http://www.google.com/apps/intl/pt-BR/

Bom, como muitas empresas usam os servidores da Google como seus servidores de e-mail e por ser fácil se cadastrar, empresas spammers usam o servidor para disseminar seus spams e quando barram em uma denúncia ou Spam Trap o que acontece? Bloqueiam todos os envios daquele servidor (IP/Domínio). É inviável a Google disponibilizar um IP e um domínio para cada empresa cadastrada no Google Apps, ou seja, são servidores compartilhados.

O problema é que todas as empresas que usam aqueles servidores para enviar seus e-mails pagam pelo problema causado por uma ou duas empresas sem maturidade para utilizar esta ferramenta.

Punir todos pelo erro de um é a mesma coisa que prender todas as pessoas do mundo por conta dos crimes cometidos pelo Adolf Hitler, não concorda?

Os responsáveis pelas BlackLists deveriam passar algumas informações para as empresas que prestam serviços de envio de e-mail, como, cabeçalho da mensagem ou até mesmo a mensagem completa, mesmo que omitam o destinatário que fez a denúncia ou a Spam Trap, mas pelo menos algo que ajudem as empresas identificarem qual dos seus clientes é responsável pelo disparo, mas isso não acontece nos dias de hoje.

Espero que este post sirva de start para que as pessoas/empresas responsáveis pelas BlackLists pensem neste cenário que é cada vez mais constante.

Se tiver um pensamento diferente ou desejar acrescentar algo neste post, deixa seu comentário aí.

Abraço e até a próxima.

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Ademir Diniz

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing www.EmailMarketing.eti.br

4 Comentários

  1. Marcos farias disse:

    Vejo o problema de outro ponto de vista… Administro o servidor de email de uma empresa e posso te afirmar com certeza de que 75% dos email que chegam em meu servidor sao de mail marketing. Desses, 95% nao foram solicitados por usuarios. Ou seja, sao propagandas nao solicitadas (SPAM) e isso ocorre pelo simples fato de que voces que trabalham com mail marketing utilizam do que voce chamou de (lista desconhecida, comprada, extraída, etc.) O que você diria a seu diretor se ele te perguntasse por que tem mais de 120 e-mails de propaganda na caixa de email dele se ele não se cadastrou em nenhum site? Hoje todo servidor que manda email de propaganda eu bloqueio o range de ip dele inteiro. Tens uma solução melhor?

    • Ademir Diniz disse:

      Olá, Marcos.

      Eu concordo plenamente com seu comentário. No Brasil, infelizmente, a maioria dos e-mails enviados são spams e todos nós pagamos por isso.

      Entretanto, o artigo possui uma visão um pouco diferente. Atualmente, existem milhares de empresas prestadoras de serviço de envio de e-mail e a grande maioria dos disparos sabem de servidores compartilhados. Quando um IP ou domínio cai em blacklist, todos os clientes daquele prestador é prejudicado. Após um tempo este registro sai e a vida continua, porém, se os “gestores destas blacklists” não ajudarem estas empresas à identificarem o responsável pelo spam, dificilmente, este será punido ou até mesmo instruído, pois muitos ainda nem sabem que estão “praticando spam”.

      Você está certo. Você está zelando por sua estrutura, as ESPs estão zelando por seus envios e tentando “educar” seus clientes e os clientes… esses aí, nem sei se estão tentando entender. Acredito que muitos querem apenas vender e não importa como.

      Mas nos próximos anos, veremos isso mudar. Está cada vez mais difícil entregar uma mensagem na caixa de entrada e todos serão forçados a entender que o e-mail marketing é uma ferramenta de relacionamento e não de vendas!

      Muito obrigado por seu comentário. Ele é muito rico e mostra um ponto de vista diferente.

      Abraços e sucesso em sua caminhada!
      Ademir Diniz

  2. Jailson Silva disse:

    Parabéns pelo seu post, estou com um problema idêntico na empresa que trabalho, eu usei o servidor de emails da google dentro da empresa para enviar email especifico e ai nosso ip entrou em blacklist, agora estou na luta para retirar nosso domínio do blacklist. sua informação veio me ajudar bastante de como ir atrás da solução. Parabéns e obrigado!

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