Aumente os resultados do seu e-mail marketing fazendo o teste A/B

O teste A/B consiste em enviar duas ou mais mensagens diferentes para uma parcela diferente da mesma lista e enviar para o restante dos contatos a mensagem que se obteve melhores resultados.

Como funciona o teste A/B?

Supondo que você queira descobrir qual é o assunto que gera o mais aberturas. Crie duas mensagens iguais e mude apenas o assunto dela, por exemplo:

Mensagem A: Notebooks com 50% de desconto. Só hoje!
Mensagem B: Compre somente hoje um notebook Dell de 3.000 por 1.500

Supondo que sua lista tenha 10.000 contatos, separe 10% (1.000) dos contatos desta e envie a Mensagem A, separe outros 10% (1.000)  e envie a Mensagem B. Aguarde um tempo para mensurar os resultados obtidos em cada envio e envie a mensagem que deu mais resultado para os 80% (8.000) restantes.

Exemplo:

Envio da mensagem A:
Assunto: Notebooks com 50% de desconto. Só hoje!
Para: 1.000 contatos
Aberturas: 300
Cliques: 100

Envio da mensagem B:
Assunto: Compre somente hoje um notebook Dell de 3.000 por 1.500
Para: 1.000 contatos
Aberturas: 450
Cliques: 250

Obs.: Envie as 2 mensagens ao mesmo tempo.

Feito isso, 1 dia após o envio, por exemplo, compare os resultados dos 2 envios e envie a mensagem de melhor resultado, no nosso exemplo foi a Mensagem B, para o restante dos contatos.

Envio da mensagem vencedora (que obteve melhores resultados):
Assunto: Compre somente hoje um notebook Dell de 3.000 por 1.500
Para 8.000 contatos

Você pode usar essa estratégia para identificar qual o melhor assunto, qual melhor template, qual é o melhor remetente, etc., etc., etc.

Importante:

  • Enviar as duas mensagens ao mesmo tempo.
  • Aguardar um período razoável para mensurar os resultados.
  • Comparar os resultados obtidos dos dois envios no mesmo período.

Você deve realizar testes com frequência, pois o perfil dos contatos tendem a mudar diariamente.

Quais são os testes A/B mais comuns?

  • Assunto: Identificar qual assunto gera mais aberturas;
  • Remetente: Identificar qual o remetente tem melhor reputação;
  • Call to action: Identificar qual botão ou links geram mais cliques;
  • Mensagem: Identificar qual formato de mensagem gera mais leitura.

Esses são os mais comuns, mas existem diversas outras possibilidades, inclusive, uma mescla de alguns deles.

Mas tente não enviar duas mensagens totalmente diferentes para descobrir qual é a melhor. Você pode fazer isso, mas o objetivo do teste A/B é identificar onde é possível melhorar em uma mensagem.

Existem ferramentas para isso?

Sim. A maioria das ferramentas de e-mail marketing do mercado possuem um módulo para realização de testes. Algumas são, inclusive, muito simples. Entre em contato com sua empresa de e-mail marketing e pergunte como funciona o teste A/B na plataforma deles.

Se você não possui uma ferramenta ainda, indico a GetResponse que possui um módulo de teste A/B muito simples de se usar. Veja o vídeo abaixo:

O vídeo acima está em Inglês, mas serve para ver como funciona o módulo de teste A/B da ferramenta. Se desejar mais informações, pode ver nesta página em português.

Se você não usar uma ferramenta que possui esse módulo de testes, faça-os manualmente. Divida suas listas em partes e realize os testes. Com eles você conseguirá otimizar e muito duas campanhas de e-mail.

Enriqueça este post deixando seu comentário logo abaixo. Suas dúvidas serão respondidas rapidamente!

Forte abraço e até a próxima!

Avalie este artigo:
Aumente os resultados do seu e-mail marketing fazendo o teste A/B
5 (100%) 2 votos
ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Faça como os 12,682 leitores. Cadastre-se grátis!

Gostou? Compartilhe:

Ademir Diniz

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing www.EmailMarketing.eti.br

4 Comentários

  1. Douglas W. P. disse:

    Olá Ademir,
    Além do GetResponse, conhece outra ferramenta que facilite os testes A/B?

    Obrigado

  2. Judi disse:

    Eu já comecei recentemente um site, as informações fornecidas neste site tem me ajudado muito. Obrigado por todo o seu tempo e trabalho.

  3. Ricardo Alpert disse:

    Estou fazendo isso para uma campanha de SMS Marketing que temos, mas estou errando em algo ainda.

Deixe seu comentário!

APM-001 Certification E20-495 IT-Exam data is not accessible for any other party without your consent. We keep a track record of your personal information and 500-801 Certification 00M-643 PDF GREM Exam PDF HP0-236 Certification 1Z1-053 PDF LOT-442 PDF 000-867 PDF MB5-504 Exam PDF 700-281 Exam PDF P_FINACC_64 Dumps top management of the organization they are currently working for. This Genesys Study Tools are available in PDF format which allows HP0-J66 Exam 000-596 Exam 156-915.65 PDF 1Y0-201 VCE I39-KPM passing other exams or through experience. This is possible only if you worked before with tools and are familiar with the environment. Otherwise you will need to take it from ground zero.The Exam 090-602 C9560-568 IT-Exam technical improvements. Provides you ease in implementation of technical expertise and concepts by C_FSUTIL_60 Study Guide by broadening your horizon and giving you the opportunity to look beyond your ordinary vision. 000-821 IT-Exam ITIL-F PDF C2010-595 Exam M30-400 Exam 650-667 Exam PDF knowledge of their certification course, allowing them to perform 100% in their exam. Our Genesys 1T6-313 Exam HP0-509 IT-Exam 510-306 IT-Exam MB4-217 Certification 640-822PT Exam PDF 000-M86 VCE 050-894 Exam BAS-010 MB5-625 000-M98 PDF C_GRCAC_10 Study Guide providing a singular advantage of passing the exam but the true advantage is to mingle P4070-005 Study Guide learning perspective based on case studies and scenario based learning that improves you familiarity with actual exam context. exam kit includes up to date exam questions 1Y0-913 Exam PDF STI-804 HP5-E01D Exam PDF CX-310-092 VCE