Aumente os resultados do seu e-mail marketing fazendo o teste A/B

O teste A/B consiste em enviar duas ou mais mensagens diferentes para uma parcela diferente da mesma lista e enviar para o restante dos contatos a mensagem que se obteve melhores resultados.

Como funciona o teste A/B?

Supondo que você queira descobrir qual é o assunto que gera o mais aberturas. Crie duas mensagens iguais e mude apenas o assunto dela, por exemplo:

Mensagem A: Notebooks com 50% de desconto. Só hoje!
Mensagem B: Compre somente hoje um notebook Dell de 3.000 por 1.500

Supondo que sua lista tenha 10.000 contatos, separe 10% (1.000) dos contatos desta e envie a Mensagem A, separe outros 10% (1.000)  e envie a Mensagem B. Aguarde um tempo para mensurar os resultados obtidos em cada envio e envie a mensagem que deu mais resultado para os 80% (8.000) restantes.

Exemplo:

Envio da mensagem A:
Assunto: Notebooks com 50% de desconto. Só hoje!
Para: 1.000 contatos
Aberturas: 300
Cliques: 100

Envio da mensagem B:
Assunto: Compre somente hoje um notebook Dell de 3.000 por 1.500
Para: 1.000 contatos
Aberturas: 450
Cliques: 250

Obs.: Envie as 2 mensagens ao mesmo tempo.

Feito isso, 1 dia após o envio, por exemplo, compare os resultados dos 2 envios e envie a mensagem de melhor resultado, no nosso exemplo foi a Mensagem B, para o restante dos contatos.

Envio da mensagem vencedora (que obteve melhores resultados):
Assunto: Compre somente hoje um notebook Dell de 3.000 por 1.500
Para 8.000 contatos

Você pode usar essa estratégia para identificar qual o melhor assunto, qual melhor template, qual é o melhor remetente, etc., etc., etc.

Importante:

  • Enviar as duas mensagens ao mesmo tempo.
  • Aguardar um período razoável para mensurar os resultados.
  • Comparar os resultados obtidos dos dois envios no mesmo período.

Você deve realizar testes com frequência, pois o perfil dos contatos tendem a mudar diariamente.

Quais são os testes A/B mais comuns?

  • Assunto: Identificar qual assunto gera mais aberturas;
  • Remetente: Identificar qual o remetente tem melhor reputação;
  • Call to action: Identificar qual botão ou links geram mais cliques;
  • Mensagem: Identificar qual formato de mensagem gera mais leitura.

Esses são os mais comuns, mas existem diversas outras possibilidades, inclusive, uma mescla de alguns deles.

Mas tente não enviar duas mensagens totalmente diferentes para descobrir qual é a melhor. Você pode fazer isso, mas o objetivo do teste A/B é identificar onde é possível melhorar em uma mensagem.

Existem ferramentas para isso?

Sim. A maioria das ferramentas de e-mail marketing do mercado possuem um módulo para realização de testes. Algumas são, inclusive, muito simples. Entre em contato com sua empresa de e-mail marketing e pergunte como funciona o teste A/B na plataforma deles.

Se você não possui uma ferramenta ainda, indico a GetResponse que possui um módulo de teste A/B muito simples de se usar. Veja o vídeo abaixo:

O vídeo acima está em Inglês, mas serve para ver como funciona o módulo de teste A/B da ferramenta. Se desejar mais informações, pode ver nesta página em português.

Se você não usar uma ferramenta que possui esse módulo de testes, faça-os manualmente. Divida suas listas em partes e realize os testes. Com eles você conseguirá otimizar e muito duas campanhas de e-mail.

Enriqueça este post deixando seu comentário logo abaixo. Suas dúvidas serão respondidas rapidamente!

Forte abraço e até a próxima!

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Ademir Diniz

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing www.EmailMarketing.eti.br

4 Comentários

  1. Douglas W. P. disse:

    Olá Ademir,
    Além do GetResponse, conhece outra ferramenta que facilite os testes A/B?

    Obrigado

  2. Judi disse:

    Eu já comecei recentemente um site, as informações fornecidas neste site tem me ajudado muito. Obrigado por todo o seu tempo e trabalho.

  3. Ricardo Alpert disse:

    Estou fazendo isso para uma campanha de SMS Marketing que temos, mas estou errando em algo ainda.

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