5 dicas de como aumentar as aberturas em seu email marketing hoje

Todas as empresas que fazem email marketing adorariam ter 100% de abertura, certo?

Apesar destas empresas desejarem muitas aberturas, muitas vezes não sabem nem o básico do email marketing. Então, vou dar uma mão. Listo abaixo algumas dicas para se ter melhores taxas de aberturas em suas campanhas de email marketing.

Dica 1 – Mensagem:

Um mensagem composta apenas por imagens recebem uma pontuação negativa pelos filtros anti spam, visto que os mesmos não conseguem ler o conteúdo que será apresentado para o usuário. Desta forma sua mensagem pode ser classificada como spam e ir para o lixo eletrônico e o contato nem ver a mesma.

Aconselho confeccionar suas mensagens em HTML, compostas por partes em texto também. O ideal é que ela possua um equilíbrio entre textos em imagens. Minha dica é tentar deixar a mensagem com pelo menos 50% de texto. Quanto mais melhor.

Importante: Não precisa abrir mão do layout. Como disse, é importante um equilíbrio. O layout atraente ajuda na conversão.

Dica 2 – Assunto:

Faça testes com seus assuntos. Pense no assunto como uma vitrine de uma loja. Se a vitrine não é interessante, menos clientes entram na loja, certo?

Neste ponto é importante conhecer o perfil de seus contatos para usar uma linguagem que seja de fácil compreensão por eles e assim converter em mais aberturas. Assuntos onde o contato tem um benefício claro, geralmente, geram mais aberturas. Exemplo:

Original: Concorra a uma casa em São Paulo.
Variação: Ganhe uma bela casa na melhor região de São Paulo. Somente por este e-mail.

Desta forma você dá um benefício e exibe a exclusividade do e-mail, ou seja, se não for através daquele e-mail ele não ganha. Entendeu?

Caso não conheça os contatos, faça testes. Envie mensagens com assuntos mais descontraídos, assuntos mais objetivos, assuntos com benefícios e veja qual da mais resultado.

Assuntos que fazem o contato se sentir importante ou inteligente costumam gerar bons resultados.

Usar o nome do contato no campo assunto também ajuda a melhorar a taxa de abertura.

Também pode testar os famosos Fun Characters. Desde que tenha sentido, claro. Uma flor no assunto de uma mensagem de uma floricultura, tem sentido, certo?

Dica 3 – Remetente:

Tente usar sempre o mesmo remetente em seus envios. Os filtros de privacidade dos clientes de e-mail por padrão bloqueiam o conteúdo externo de uma mensagem quando o remetente é desconhecido do contato, ou seja, quando o e-mail de remetente não está na lista de contatos ou de remetentes confiáveis do destinatário.

Com o tempo, os contatos interagem com suas mensagens e o índice de aberturas tende a melhorar, mas se você sempre mudar o remetente irá descartar este recurso. A reputação que criou com aquele remetente será desconsiderada, mesmo que seja o mesmo domínio.

Dica 4 – Horário do envio:

Faça análises constantes em seus envios e tente identificar os horários em que os contatos mais interagem com suas mensagens. Depois de identificar o horário em que os contatos mais abrem, envie as próximas até 15 minutos antes deste horário. Por exemplo, se os contatos costumam abrir entre às 11 e 13 horas, envie sua mensagem às 12:30 horas.

Não esqueça de acompanhar a interação dos contatos com frequência, pois este comportamento pode mudar, ok?

Dica 5 – Dispositivos móveis:

O índice de smartphones e tablets cresce rapidamente a cada dia, por isso se torna extremamente importante analisar o dispositivo pelo qual seus contatos costumam abrir as mensagens. Se a taxa for acima dos 20%, aconselho criar um template responsivo (que se adapta ao tamanho da tela do usuário) ou um template próprio para mobile para que o contato tenha qualidade ao ler sua mensagem.

Além disso, um assunto curto se torna muito mais relevante. Como o tamanho da tela de um dispositivo móvel é reduzida, assuntos muito cumpridos são cortados em alguns casos.

Considerações:

Existem várias outras técnicas que podemos utilizar para melhorar os resultados dos envios e a maioria delas são focadas no comportamento e perfil dos contatos, como, origem das aberturas, região das interações, índice de rejeição (contatos que cancelam o cadastro), etc. Estas informações servem para você melhorar a forma de como comunica com ele, a linguagem e até mesmo para sentir como andam seus envios. Se eles agradam ou não.

Uma coisa muito importante é Não pratique spam em hipótese alguma. Quando se envia mensagens para contatos sem seu consentimento, eles tendem a marcar a mensagem como lixo eletrônico e quando fazem isso eles reduzem a reputação do seu remetente e, em alguns casos, do servidor de envio. Com baixa reputação seus envios são encaminhados para a pasta de lixo eletrônico/spam quase sempre e isso fará com que você não tenha bons resultados.

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Ademir Diniz

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing www.EmailMarketing.eti.br

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