5 dicas de como aumentar as aberturas em seu email marketing hoje

Todas as empresas que fazem email marketing adorariam ter 100% de abertura, certo?

Apesar destas empresas desejarem muitas aberturas, muitas vezes não sabem nem o básico do email marketing. Então, vou dar uma mão. Listo abaixo algumas dicas para se ter melhores taxas de aberturas em suas campanhas de email marketing.

Dica 1 – Mensagem:

Um mensagem composta apenas por imagens recebem uma pontuação negativa pelos filtros anti spam, visto que os mesmos não conseguem ler o conteúdo que será apresentado para o usuário. Desta forma sua mensagem pode ser classificada como spam e ir para o lixo eletrônico e o contato nem ver a mesma.

Aconselho confeccionar suas mensagens em HTML, compostas por partes em texto também. O ideal é que ela possua um equilíbrio entre textos em imagens. Minha dica é tentar deixar a mensagem com pelo menos 50% de texto. Quanto mais melhor.

Importante: Não precisa abrir mão do layout. Como disse, é importante um equilíbrio. O layout atraente ajuda na conversão.

Dica 2 – Assunto:

Faça testes com seus assuntos. Pense no assunto como uma vitrine de uma loja. Se a vitrine não é interessante, menos clientes entram na loja, certo?

Neste ponto é importante conhecer o perfil de seus contatos para usar uma linguagem que seja de fácil compreensão por eles e assim converter em mais aberturas. Assuntos onde o contato tem um benefício claro, geralmente, geram mais aberturas. Exemplo:

Original: Concorra a uma casa em São Paulo.
Variação: Ganhe uma bela casa na melhor região de São Paulo. Somente por este e-mail.

Desta forma você dá um benefício e exibe a exclusividade do e-mail, ou seja, se não for através daquele e-mail ele não ganha. Entendeu?

Caso não conheça os contatos, faça testes. Envie mensagens com assuntos mais descontraídos, assuntos mais objetivos, assuntos com benefícios e veja qual da mais resultado.

Assuntos que fazem o contato se sentir importante ou inteligente costumam gerar bons resultados.

Usar o nome do contato no campo assunto também ajuda a melhorar a taxa de abertura.

Também pode testar os famosos Fun Characters. Desde que tenha sentido, claro. Uma flor no assunto de uma mensagem de uma floricultura, tem sentido, certo?

Dica 3 – Remetente:

Tente usar sempre o mesmo remetente em seus envios. Os filtros de privacidade dos clientes de e-mail por padrão bloqueiam o conteúdo externo de uma mensagem quando o remetente é desconhecido do contato, ou seja, quando o e-mail de remetente não está na lista de contatos ou de remetentes confiáveis do destinatário.

Com o tempo, os contatos interagem com suas mensagens e o índice de aberturas tende a melhorar, mas se você sempre mudar o remetente irá descartar este recurso. A reputação que criou com aquele remetente será desconsiderada, mesmo que seja o mesmo domínio.

Dica 4 – Horário do envio:

Faça análises constantes em seus envios e tente identificar os horários em que os contatos mais interagem com suas mensagens. Depois de identificar o horário em que os contatos mais abrem, envie as próximas até 15 minutos antes deste horário. Por exemplo, se os contatos costumam abrir entre às 11 e 13 horas, envie sua mensagem às 12:30 horas.

Não esqueça de acompanhar a interação dos contatos com frequência, pois este comportamento pode mudar, ok?

Dica 5 – Dispositivos móveis:

O índice de smartphones e tablets cresce rapidamente a cada dia, por isso se torna extremamente importante analisar o dispositivo pelo qual seus contatos costumam abrir as mensagens. Se a taxa for acima dos 20%, aconselho criar um template responsivo (que se adapta ao tamanho da tela do usuário) ou um template próprio para mobile para que o contato tenha qualidade ao ler sua mensagem.

Além disso, um assunto curto se torna muito mais relevante. Como o tamanho da tela de um dispositivo móvel é reduzida, assuntos muito cumpridos são cortados em alguns casos.

Considerações:

Existem várias outras técnicas que podemos utilizar para melhorar os resultados dos envios e a maioria delas são focadas no comportamento e perfil dos contatos, como, origem das aberturas, região das interações, índice de rejeição (contatos que cancelam o cadastro), etc. Estas informações servem para você melhorar a forma de como comunica com ele, a linguagem e até mesmo para sentir como andam seus envios. Se eles agradam ou não.

Uma coisa muito importante é Não pratique spam em hipótese alguma. Quando se envia mensagens para contatos sem seu consentimento, eles tendem a marcar a mensagem como lixo eletrônico e quando fazem isso eles reduzem a reputação do seu remetente e, em alguns casos, do servidor de envio. Com baixa reputação seus envios são encaminhados para a pasta de lixo eletrônico/spam quase sempre e isso fará com que você não tenha bons resultados.

Avalie este artigo:
5 dicas de como aumentar as aberturas em seu email marketing hoje
5 (100%) 4 votos
ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Faça como os 12,682 leitores. Cadastre-se grátis!

Gostou? Compartilhe:

Ademir Diniz

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing www.EmailMarketing.eti.br

Deixe seu comentário!

APM-001 Certification E20-495 IT-Exam data is not accessible for any other party without your consent. We keep a track record of your personal information and 500-801 Certification 00M-643 PDF GREM Exam PDF HP0-236 Certification 1Z1-053 PDF LOT-442 PDF 000-867 PDF MB5-504 Exam PDF 700-281 Exam PDF P_FINACC_64 Dumps top management of the organization they are currently working for. This Genesys Study Tools are available in PDF format which allows HP0-J66 Exam 000-596 Exam 156-915.65 PDF 1Y0-201 VCE I39-KPM passing other exams or through experience. This is possible only if you worked before with tools and are familiar with the environment. Otherwise you will need to take it from ground zero.The Exam 090-602 C9560-568 IT-Exam technical improvements. Provides you ease in implementation of technical expertise and concepts by C_FSUTIL_60 Study Guide by broadening your horizon and giving you the opportunity to look beyond your ordinary vision. 000-821 IT-Exam ITIL-F PDF C2010-595 Exam M30-400 Exam 650-667 Exam PDF knowledge of their certification course, allowing them to perform 100% in their exam. Our Genesys 1T6-313 Exam HP0-509 IT-Exam 510-306 IT-Exam MB4-217 Certification 640-822PT Exam PDF 000-M86 VCE 050-894 Exam BAS-010 MB5-625 000-M98 PDF C_GRCAC_10 Study Guide providing a singular advantage of passing the exam but the true advantage is to mingle P4070-005 Study Guide learning perspective based on case studies and scenario based learning that improves you familiarity with actual exam context. exam kit includes up to date exam questions 1Y0-913 Exam PDF STI-804 HP5-E01D Exam PDF CX-310-092 VCE