“Assunto”. O campo mais importante do e-mail marketing

Todos sabem que a primeira coisa que o destinatário vê em sua mensagem é o campo assunto. Este campo é limitado por caracteres ou pelo tamanho do monitor do usuário, ou seja, o assunto deve ser elaborado pensando em um espaço limitado. Assuntos grandes nem sempre aparecem por completo.

Um bom assunto precisa ser:

  • Curto e preciso.
  • É um resumo da mensagem que o usuário irá ler ao abrir o e-mail marketing.
  • É importante que ele seja claro e que não seja enganoso.

Recebo mensagens de empresas que usam técnicas spammers para se valer deste campo, como, colocar “RE” no começo do assunto para dizer que a mensagem é uma resposta. Nesse caso, quando o usuário abrir a mensagem ele ficará frustrado, pois verá que não é uma resposta a uma mensagem envaida por ele. Hoje os leitores são mais vividos e atentos às práticas de spam, ou seja, muitos irão marcar o envio com este assunto como spam, já que não se lembram de ter enviado mensagem a este remetente.

Minhas dicas para elaborar um bom assunto são:

  • Só coloque Re no assunto se realmente for uma resposta a um e-mail enviado pelo usuário.
  • Use palavras de fácil entendimento.
  • Deixe claro do que se trata o e-mail.
  • Dê algum benefício ao leitor. Se for uma loja virtual, coloque o nome e preço de um produto relacionado ao perfil do usuário. Assim, mesmo que ele não precise do produto, verá que tem um benefício ao abrir o e-mail.
  • Assuntos curtos, mas não muito. Em torno de 15 palavras ou 80 caracteres está de bom tamanho.

Abaixo coloco um exemplo onde tem dois assuntos diferentes para uma mesma mensagem.

Exemplo 1: Bicicleta aro 26 de 300,00 por 200,00 através deste e-mail
Exemplo 2: Bicicletas com melhores preços do Brasil

Note que nos dois exemplos deixo claro que vendo bicicletas, mas no primeiro exemplo já mostro o benefício para o leitor, pois especifico que tenho uma promoção por e-mail e que é de uma bicicleta.

Pegue este exemplo e monte seu assunto pensando nestas variáveis e a mais importante de todas, é:

“PENSE EM SEU LEITOR”. “SE COLOQUE NO LUGAR DELE”.

Você gosta de mensagens spammers? Provavelmente não, então, não envie mensagens com características de spam, ok?

Abraço e até a próxima!

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Ademir Diniz

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing www.EmailMarketing.eti.br

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