A qualidade de sua lista de contatos afeta o resultado de seu envio

Muitas empresas e pessoas compram listas de contatos. Provavelmente ambas sabem que essa não é uma boa prática e que podem manchar o nome da empresa. Agora o que muitas não sabem é que uma lista de má qualidade afeta diretamente o resultado do envio.

Uma lista de má qualidade pode ter contatos inválidos, contatos que irão fazer denúncias de spam e até mesmo Spam Traps. Nos dois últimos casos estão claros os problemas, certo? Denúncias de spam para órgãos como Spamcop ou Barracuda fará com que seus IPs e domínios caiam em blacklists. O mesmo serve para enviar para Spam Traps.

O que poucos sabem é que uma lista com muitos contatos inválidos gera bloqueios temporários e, dependendo da quantidade, até mesmo bloqueios definitivos.

A prova disso são o UOL e a Locaweb que deixam bem claro isso em seus postmaster:

O UOL pode rejeitar conexões de servidores cuja lista de destinatários gere de forma consistente mais do que 10% de erros (ex: mais de 10% da lista de e-mails é destinada a usuários que não existem em nosso sistema)

http://email.uol.com.br/ajuda/pm/index.jhtm

Os servidores da Locaweb poderão rejeitar conexões de servidores que apresentem mais que 10% de erro na lista de destinatários.

http://www.locaweb.com.br/sobre-locaweb/contratos-politicas/postmaster.html

Já no item 7 do postmaster do UOL diz o seguinte:

O UOL pode rejeitar conexões de remetentes que são incapazes de aceitar ao menos 90% das mensagens de erro/retorno (mailer-daemon, mensagens de erro/falha) destinadas ao seu sistema.

Isso também está relacionado à qualidade de sua lista. Se tiver muitos e-mails inválidos e o seu servidor não comportar a demanda das respostas será barrado no UOL.

O que acontece em casos como esse é que o UOL começa a rejeitar as conexões e até mesmo os e-mails válidos não são entregues. O importante é manter a lista de contatos atualizada.

Pensar que vai obter ótimos resultados logo no primeiro envio comprando uma lista de milhões de contatos e enviando é o maior dos enganos e inocência.

Minha dica é:

Atualize sua lista de contatos constantemente. Retire os e-mails inválidos e cuide para que não envie novamente para estes, ok?

Abraço e até a próxima

Avalie este artigo:
ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Faça como os 12,610 leitores. Cadastre-se grátis!

Gostou? Compartilhe:

Ademir Diniz

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing www.EmailMarketing.eti.br

Deixe seu comentário!